segunda-feira, 5 de junho de 2017

Você e Golias – Qual o gigante na tua vida?

Em vários momentos de nossas vidas nós nos deparamos com tantos problemas e aflições que parecem que não vão ter fim, parece às vezes que Deus nos esqueceu, a gente pode se perguntar o porquê de tudo que está se passando conosco, tantas perguntas, tantos questionamentos, tantas dúvidas, constantemente nos encontramos diante de verdadeiros gigantes em nossas vidas. São problemas, muralhas intransponíveis, montanhas altas demais para escalar, e nos achamos tão pequenos e indefesos diante de tudo isto.



Quem não conhece a história de Davi e Golias? Mesmo aqueles que não tem intimidade com a palavra de Deus conhecem esta história, a história de um pastor de ovelhas franzino e de aspecto gentil que, em nome do Senhor enfrentou o maior gigante do povo filisteu e apenas apoiado na fé que ele tinha em Deus feriu e matou o tal gigante.

Para que não fique apenas nas minhas palavras quero citar, para leitura posterior, a passagem que se encontra em I Samuel 17:1-51, onde é narrado tão sublime caso de superação e confiança em nosso Deus em meio a problemas aparentemente insolúveis.

Imagine uma pessoa como você ou eu, acostumada a trabalhar, estudar, enfim, uma pessoa normal que não tem nenhuma habilidade de guerreiro enfrentar alguém como Golias, um gigante, uma pessoa experimentada na guerra, guerreiro desde os tempos da mocidade, mas por crer em Deus superar as expectativas, as chances, que são todas desfavoráveis contra você.

Trazendo para os dias de hoje, nós somos Davis enfrentando todos os dias vários Golias, e como você tem se portado? Você tem enfrentado os gigantes que se põe na tua frente a te insultar e zombar do nome de Deus?

Qual é o gigante na tua vida? O vício? A infidelidade? A doença? A mentira? A droga? A dívida? Qual o gigante que te afronta? Deus agora te pergunta, qual a maior dificuldade na tua vida? Você mesmo?

Enfrente o gigante agora! O Senhor já te deu as armas, use a tua fé contra este gigante que te assola, Deus vai te ajudar a derrubá-lo assim como ajudou Davi a derrotar Golias, creia Nele, Ele te fará vitorioso em cima dos teus problemas, sejam eles quais for, não importa se pareça impossível, pode ser até uma dívida impagável, uma doença incurável, ou apenas um conflito com você mesmo.

Entregue o gigante na mão do Senhor agora, que Ele vai entregar na tua mão a vitória e o poder para ferir a espada o que parecia impossível.

Todas as probabilidades estão contra você, mas é assim mesmo onde Deus gosta de agir, Ele age para confundir os grandes, engrandecendo os pequenos, porque a Glória pertence a Ele, comece agora a glorificar o Senhor dos Exércitos e verás gigantes cairem ao teu lado assim como está escrito no Salmo 91:7 “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido”.

Se você for só um pouquinho bom em matemática verá que neste versículo da Bíblia há um total de 11 mil vitórias, são 11 mil gigantes que caem por terra agora na tua vida em nome de Jesus, basta confiar Nele. “Entrega os teus caminhos ao SENHOR e o mais Ele fará”.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

O que significa anjo, arcanjo, querubim e serafim?


A Bíblia nos cita nominalmente a existência de pelo menos quatro seres da esfera espiritual: anjos, arcanjos, querubins e serafins. Apesar de citá-los, não há um detalhamento tão grande a respeito deles. Mas, mesmo com poucas informações, podemos ter uma ideia razoável do que é cada um deles.

Os anjos são citados na Bíblia como mensageiros e executores das ordens de Deus (Gênesis 16.10; Daniel 6. 22; Salmos 103. 20). Os anjos são espíritos que servem a Deus e também aos servos de Deus (Salmos 34. 7). Vemos que Deus criou os anjos puros, mas uma parte deles preferiu rebelar-se contra Deus (Judas 1.6). Em alguns textos os anjos são descritos com características semelhantes as humanas (João 20. 12).

O arcanjo é citado na Bíblia como uma espécie de “Anjo-chefe”. A palavra arcanjo tem esse significado. Veja um verso bíblico sobre um dos arcanjos: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!” (Judas 1. 9) .O fato de esse arcanjo contender ou lutar diretamente contra o diabo mostra que é um ser dotado de grande poder e autoridade, e que exerce uma posição de destaque na esfera espiritual.

Os querubins são citados na Bíblia como seres que têm asas e uma forma [semelhante] a humana (Êxodo 25. 20). Em algumas passagens vemos querubins com forma de animais (Ezequiel 41. 18-19). Em outras, temos querubins descritos em formas estranhas, mesclados com características de pessoas e animais. Por exemplo: Em Ezequiel 1. 5- 8, esses seres tinham 4 rostos, 4 asas, mãos que saiam de debaixo das asas, etc. Esses seres estão sempre ligados a glorificação da majestade e grandeza de Deus (Apocalipse 4. 6-8).

Só existem dois versículos na Bíblia mencionando os serafins: Isaías 6. 2-6. Nestes versos os serafins são descritos da seguinte forma: “cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava”. Da mesma forma que os querubins, os serafins sempre estão ligados a glorificação da majestade e grandeza de Deus .De forma resumida é isso que a Bíblia cita destes seres. São seres que, acima de tudo, estão à serviço do Reino de Deus. Certamente os conheceremos melhor quando estivermos na presença do Pai e deles